Presbiopia
- Izaías Gomes Silva
- 16 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
O que é Presbiopia?
Presbiopia é a degradação da visão, o que ocorre normalmente com o avançar da idade, quando os olhos vão perdendo naturalmente a capacidade de focalizar objetos muito próximos.
Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia costuma a atingir pessoas na faixa de idade de 40 anos e as pessoas com até 50 anos de idade serão acometidas de alguma forma.
Quais são as causas da Presbiopia?
A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo.
Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.
Quais são os sintomas de Presbiopia?
Os sintomas da presbiopia são percebidos com menos facilidade quando sob a luz solar, assim como outras doenças refrativas. Isso acontece porque a pupila diminui naturalmente o seu tamanho. Por conta disso, em locais fechados ou iluminados artificialmente, preste mais atenção aos seguintes sinais:
Precisar afastar algo que está lendo, conhecida como “síndrome do braço curto”;
Fadiga ocular;
Visão borrada;
Manchas de visão de perto;
Dificuldade em enxergar com pouca luz;
Dor ao redor dos olhos;
Ardência;
Vermelhidão e lacrimejamento;
Dores de cabeça.
Alguns fatores contribuem com o aparecimento da presbiopia, são eles:
Idade: Como já dissemos, até os 50 anos, todas as pessoas apresentarão algum grau de presbiopia, pois trata-se de um processo normal de envelhecimento;
Quadros como anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla;
Entre outros.
Como é o tratamento do Presbiopia?
Se você nunca precisou de correção da visão antes, um simples par de óculos de leitura pode ajudá-lo a ler ou executar tarefas de visão de perto.
Seu optometrista também pode prescrever lentes bifocais, trifocais ou de óculos multifocais, que possuem “zonas” diferentes que permitem ver a distância.
Diferentes tipos de lentes podem fornecer correção da para presbiopia:
Lentes progressivas geralmente são escolhidas pela maioria das pessoas.
Essas lentes permitem ver claramente todas as distâncias sem “linhas bifocais” visíveis nas lentes.
Para obter a melhor visão, conforto e aparência, é indicado as lentes progressivas com revestimento antirreflexo.
O revestimento AR elimina reflexos perturbadores nos seus óculos que podem interferir na condução noturna e impedir que outras pessoas vejam seus olhos claramente.
Se tenho sintomas de Presbiopia, quem devo procurar?
Caso a pessoa sinta sintomas de Presbiopia, um optometrista deverá ser procurado para diagnósticar e receitar o melhor tratamento.
Como é feito o diagnóstico da Presbiopia?
O diagnóstico da Presbiopia pode ser feito por meio do exame de refração ou exame de vista.
Quais soluções a Clínica da Visão Gurupi oferece?
Na Clínica da Visão você pode contar com nosso exame de acuidade visual para identificar a Presbiopia ou qualquer outro erro refrativo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento para a sua recuperação.
Comentarios