Miopia
- Izaías Gomes Silva
- 15 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
O que é Miopia?
Miopia é um erro refrativo do olho caracterizada por má visão à distância. Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina. Isto leva a que os objetos distantes sejam vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos parecem normais. Entre outros possíveis sintomas como dores de cabeça e astenopia. A miopia grave aumenta o risco de descolamento de retina, cataratas e glaucoma.
Quais são as causas da Miopia?
Pesquisas recentes em humanos e animais revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia.
Vários estudos recentes sugerem que o tempo que se passa ao ar livre é um fator determinante na incidência da miopia.Duas a três horas ao ar livre seriam suficientes para prevenir a miopia. Num outro estudo Jan Roelof Polling da University of Applied Sciences Utrecht revela: "Descobrimos que as crianças que brincam menos de 45 minutos ao ar livre por dia e as que passam mais de 2 horas por dia com atividades próximas dos olhos ou no computador têm os olhos mais alongados". Também há evidencias de que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina que inibe o alongamento da esfera ocular. As pessoas com histórico familiar de miopia têm mais probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos casos de olhos com miopia é saudável, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina.
A causa de uma miopia também pode ser congênita, esta apresenta características especiais. Existem três formas para explicar sua origem: A Miopia congênita devida à combinação do diâmetro ântero-posterior longo e de alto poder refrativo (usualmente do cristalino).Quando a esclera é forte, normalmente esse tipo de miopia não progride: o alongamento do globo é compensado pela redução do poder refrativo do cristalino.A Miopia congênita decorrente de esclera fraca e em constante distensão: progride rapidamente e o prognóstico é pobre. A miopia congênita associada a anomalias de desenvolvimento do globo ocular. Este tipo de miopia é frequentemente complicado por outros tipos de defeitos, como colobomas, sub-luxação do cristalino, atrofia do nervo óptico, etc.
Quais são os sintomas de Miopia?
Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a dificuldade da visão em planos distantes do indivíduo, estando a visão de perto até ao certo normal.
No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
Os sintomas que mais são relatados e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes e a dificuldade de leitura em objetos que estão relativamente longe.
É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta do inicio do problema na visão, já que a miopia tem dificuldade de ser percebida quando está em dioptria (grau) baixa. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, o forçar para ler de longe, dores de cabeça ou tensão ocular.
Como é o tratamento do Miopia?
O tratamento tem por objetivo restaurar a nitidez da visão binocular à distância. A abordagem de tratamento mais comum é a correção ótica com uso de óculos ou lentes de contacto. Os tratamentos destinados a atrasar a progressão da miopia são denominados "controlo da miopia".
Vale ressaltar que a correção da miopia por meio de cirurgia é possível quando o portador possui mais de vinte anos e seu quadro está estabilizado. Cabe ao médico oftalmologista, após uma observação atenta dos resultados dos exames do portador dessa deficiência ocular, decidir qual o tratamento para miopia é o mais indicado. Ou seja, existem diferentes formas para corrigir a miopia, sendo necessário considerar as particularidades de cada caso.
Se tenho sintomas de Miopia, quem devo procurar?
Caso a pessoa sinta sintomas de Miopia, um optometrista deverá ser procurado para diagnósticar e receitar o melhor tratamento.
Como é feito o diagnóstico da Miopia?
O diagnóstico da Miopia pode ser feito por meio do exame de refração ou exame de vista.
Quais soluções a Clínica da Visão Gurupi oferece?
Na Clínica da Visão você pode contar com nosso exame de acuidade visual para identificar a Miopia ou qualquer outro erro refrativo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento para a sua recuperação.
Comments