top of page
Buscar

Astigmatismo

  • Foto do escritor: Izaías Gomes Silva
    Izaías Gomes Silva
  • 13 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

O que é Astigmatismo?

O astigmatismo é um problema no olho que faz com que a pessoa não consiga enxergar corretamente, causando dificuldade para focalizar a imagem e, assim, distorções.

Diferentemente de outras condições, como a miopia e a hipermetropia, os indivíduos com astigmatismo têm problemas para enxergar tanto de perto quanto de longe, porque a visão acaba tendo múltiplos pontos de foco, ao invés de somente um.

Acredita-se que as causas do astigmatismo estejam relacionadas a uma alteração no formato do olho, que ocasiona uma distorção na imagem formada no cérebro. A córnea de pessoas com astigmatismo é mais ovalada e é isso que gera problemas de visão.

Existem, ainda, outros tipos de astigmatismo. Eles podem ser corneanos, devido à forma irregular da córnea; ou cristalinianos, quando é ocasionado pelas lentes em formato irregular.


Quais são as causas de Astigmatismo?

As causas do astigmatismo ocular ocorrem por conta de uma curvatura inadequada da córnea ou do cristalino. Além disso, o erro refrativo pode ser hereditário, podendo se desenvolver com o passar dos anos devido a uma alteração no formato da córnea, que  pode ser provocada pelas milhares piscadas diárias ou estar presente desde o nascimento.

Em alguns casos, pode ser causada por outros fatores, entre eles o ceratocone. Esse trauma faz com que a córnea fique em formato de cone. Em sua fase inicial, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, ocasionando a troca de grau com frequência. É comum sentir a visão borrada ou distorcida (para longe e para perto), dores de cabeça, fotofobia e enxergar halos em torno das luzes. Falhas cirúrgicas também podem causar a doença.


Quais são os sintomas de Astigmatismo?

Além da dificuldade de enxergar de perto ou de longe e da visão embaçada, o paciente com astigmatismo pode ser aquela pessoa que sente vontade de apertar os olhos para tentar enxergar melhor. Outros sintomas de astigmatismo podem incluir:

  • Dor de cabeça;

  • Dor nos olhos;

  • Visão cansada;

  • Sensibilidade à luz (fotofobia); 

  • Enxaqueca relacionada à exposição à luz;

  • Visão distorcida ou dupla;

  • Dificuldade para enxergar de perto e de longe;

  • Confundir letras e números parecidos;

  • Doença sistêmica, como diabetes ou pressão alta;

  • Piora da acuidade visual à noite.

No caso do astigmatismo infantil é preciso ficar atento ao comportamento da criança, uma vez que ela provavelmente não irá se queixar de dificuldades na visão. Os pais podem observar detalhes que indicam a doença, como: se a criança aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor; coloca a face muito próxima a livros e revistas para ler; cerra os olhos para ver melhor de longe; tem dificuldade de concentração na escola e notas baixas.


Como é o tratamento do Astigmatismo?

O tratamento do astigmatismo, ou seja, a correção do defeito da córnea do olho, pode ser feito por meio do uso de óculos de grau e de lentes de contato. Outra solução que visa a melhora definitiva envolve cirurgia refrativa a laser ou a cirurgia refrativa customizada, mas isso dependeria de diversos fatores e do caso sendo realizado por um oftamologista especializado.


Se tenho sintomas de Astigmatismo, quem devo procurar?

Caso a pessoa sinta sintomas de astigmatismo, um optometrista deverá ser procurado para diagnósticar e receitar o melhor tratamento.


Como é feito o diagnóstico de Astigmatismo?

O diagnóstico do astigmatismo pode ser feito por meio do exame de refração ou exame de vista.


Quais soluções a Clínica da Visão Gurupi oferece?

Na Clínica da Visão você pode contar com nosso exame de acuidade visual para identificar o astigmatismo ou qualquer outro erro refrativo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento para a sua recuperação.

 
 
 

Comentarios


R. Pres. Juscelino Kubitscheck, sala 07 - 1125 (Antiga Rua 5)

Centro, Gurupi - TO, 77402-100​​

bottom of page